
PROJETO GUAÍRA DE VOLTA A ESSÊNCIA !
Em 19 de setembro de 1982, o Parque Nacional de Sete Quedas foi fechado para ser oficialmente destruído e dar lugar ao reservatório de Itaipu. Dez dias depois, um decreto-lei proibiu a visitação ao Parque que, diante da notícia de seu desaparecimento, havia aumentado. As pessoas queriam dar adeus às maiores cachoeiras do mundo em volume de água. Às vésperas da inundação, uma grande manifestação ocorreu no parque nacional das Sete Quedas. Centenas de pessoas se reuniram e realizaram o ritual indígena Quarup, em memória das Sete Quedas. Em 13 de outubro de 1982, as comportas do canal de desvio foram fechadas e começou a ser formado o reservatório da Usina de Itaipu. As águas barrentas do lago artificial começaram a sepultar um dos maiores espetáculos do mundo: os "Saltos del Guaíra", como também era chamadas as Sete Quedas do rio Paraná. Durante a inundação, os moradores de Guaíra iam até a beira do rio para se despedirem das Sete Quedas.
Eu ainda não era nascido. Não tive o prazer de conhecer as 7 quedas. Diante de talindignação, venho pensando e analisando como reparar essa perca que o município de Guaíra teve.
Quero registrar que próximo da data em que ela foi fechada (19 de setembro), cerca de 42 anos depois, nasce um sonho e um projeto audacioso para mudar de uma vez o turismo da cidade de Guaira, levando Guaíra de volta a essência!
Esse projeto tem como objetivo principal atrair o turista para o município de Guaira paraconhecer um pouco da história da cidade e das Quedas. O projeto é audacioso egigantesco, porém não é impossível de ser construído.
Serão feitos 2 mirantes, sendo um nas Marinas Guaíra-PR e outro nas proximidades da costaneira, na cidade de Salto Del Guaíra. Dentro dos mirantes, será possível tirar fotos egravar vídeos de onde um dia foram as 7 quedas, onde o turista poderá contemplar toda a expansão do rio Paraná.
Teleférico 7 Quedas
Para se chegar ao mirante será usado um Teleférico (Bondinho) que sairá das marinas até ele, ficando por algum tempo e depois o mesmo seguirá até à o mirante na costaneira do Paraguai, passando por cima das submersas 7 quedas, o passeio terá uma mistura de nostalgia e uma tecnologia avançada para que o turista tenha segurança e conforto.
No meio do mirante, terão 7 cascatas representando as 7 Quedas, com motores utilizando água do próprio rio Paraná. Durante a noite, o mirante será iluminado e as cascatas de água serão destacadas mais ainda.
A obra do mirante e do bondinho será uma parceria entre Brasil e Paraguai, com as cidades de Salto del Guairá e Guaira, junto com o apoio da Itaipu Binacional. Será uma obra feita dentro da legalidade e com todo respeito à natureza, lembrando que o prejuízo maior já aconteceu que foi a perda das 7 quedas.
Será feito um estudo de altura e segurança para utilização do Teleférico, contratando uma empresa especializada e com experiência no ramo de teleférico, lembrando que, no Brasil, temos muitos teleféricos em funcionamento, gerando turismo e rentabilidade para as cidades em que estão localizados.
Esse projeto visa trazer mais turismo para as duas cidades. Junto com esse projeto, podemos construir quiosques e lojas incentivando os artesanatos locais e os artesanatos dos indígenas. Com isso, vamos gerar mais empregos. O turista, chegando na costaneira,terá a opção de fazer compras no Paraguai ou retornar ao Brasil. No Paraguai, terá vans que levarão o turista para fazer as compras ou, até mesmo, passeios no Paraguai.
Museu Realístico
O projeto do museu consiste em criar uma maquete idêntica às quedas, para que as pessoas possam sentir a emoção de como eram. Claro! Nunca será igual. Esse museu será algo pra trazer a evidência do que a nossa cidade perdeu. Essa história pertence à Guaíra e vamos lembra-la todos os dias. Nesse projeto, podemos usar água do próprio rio Paraná para alimentar a maquete, usando bombas de irrigação, trazendo mais realidade e emoção ao ser visitada pelo turista.
Lembrando que esse projeto visa promover e gerar empregos e movimentar mais nossa cidade que sempre foi histórica e turística. O objetivo do projeto nosso está em colocar Guaíra como referência e ser uma das cidades mais visitadas do Paraná.
Registro esse projeto como criador A idealização do mesmo foi através de um sonho que tive e nesse sonho era muito real, eu via o brilho e a esperança voltando aos olhos dos guairenses. Agradeço a Deus porque esse sonho foi uma resposta à uma oração minha, pedi e ele me concedeu essa graça, lembro que acordei chorando e espantado com tamanha perfeição do projeto.
Quero dedicar esse projeto primeiramente a Deus por sempre estar ao meu lado me dando forças, homenageando as 7 quedas para que ela nunca seja esquecida no coração dos brasileiros, dedicar ao meu saudoso vô José Soares Vieira, que foi uma referência na minha vida e pioneiro na cidade de Guaira, dedicar à minha mãe Almeir Soares Vieira,que me apoiou em todos os projetos da minha vida e principalmente por acreditar nesse projeto, minha filha Maria Clara Sousa Menezes, que me motiva a não desistir de um futuro melhor, minhas irmãs Gisele e Priscila, que são base forte no meu crescimento pessoal, meu pastor e tio Jeber Soares Vieira, não posso esquecer de mencionar os meus apoiadores e amigos que estão comigo neste barco, são eles: Romildo Lemos (Roni), Arthur M. Nicolau, Francisco Muniz, Mateus Vieira, João Victor Vieira, Silvana Ribeiro, Josi Monteiro, Raimundo, Willian Monteiro, João Gabriel Moreto, Pedro Henrique Moreto, Márcio Caetano, Luís A. Oliveira Teles, Giovani Trebien e Jaqueline Trebien, e toda a minha família.
Vamos marcar nossa geração. Guaíra merece! Vamos usar toda nossa força e dedicação fé e esperança de dias melhores para nosso povo, o trabalho é árduo porém a vitória é certa.
Guaíra-PR, 18 de setembro 2024.
Rodrigo Soares Menezes

Nossos Projetos
Nossos projetos são pautados com seriedade e muito comprometimento, projetos ousados, e focados no crescimento da nossa cidade, assim gerando mais empregos, e melhorando a qualidade de vida da nossa população, fique ligado nas nossas redes sociais e no nosso site pois breve vamos trazer novidades.
